Os desafios da cláusula de vigência em caso de alienação nos contratos locatícios
DOI:
https://doi.org/10.17655/rdct.2022.e0005Palavras-chave:
Contrato de Locação, Cláusula de Vigência, Direitos e Deveres, Locador, Locatário, Novo AdquirenteResumo
O presente artigo busca investigar impactos no mercado locatício brasileiro no que se refere a uma cláusula específica denominada de cláusula de vigência em caso de alienação em um contrato de locação. O estudo tem como objetivo contribuir de maneira substancial para a compreensão dos possíveis obstáculos e fragilidades tanto no âmbito legal quanto prático, da venda do imóvel locado a terceiros, durante o prazo determinado do contrato em relação aos direitos e obrigações tanto do locatário quanto do locador. Os desafios associados a essa cláusula são diversos. A falta de comunicação ou entendimento obrigacional de cada parte pode levar a conflitos e litígios. A pesquisa se fundamenta em métodos de pesquisa bibliográfica descritiva e documental, promovendo uma avaliação minuciosa da legislação inquilinaria, da doutrina e das decisões jurisprudenciais. A justificativa da presente pesquisa vem com o surgimento de novas formas de investimento imobiliário, como os fundos imobiliários e as plataformas de locação online, as práticas contratuais e as cláusulas padrão que estão em constante evolução. Um artigo científico pode acompanhar e analisar essas tendências emergentes, fornecendo informações valiosas sobre como a cláusula de vigência em caso de alienação está se adaptando às mudanças no mercado imobiliário.
Referências
BAUER, M. W.; GASKEL, G. Pesquisa qualitativa com texto: imagem e som: um manual prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
BRASIL. Lei n. 6.015, de 31 de dezembro de 1973. Dispõe sobre os registros públicos, e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6015compilada.htm. Acesso em 06 de abril de 2024.
BRASIL. Lei n. 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10406compilada.htm. Acesso em 25 de março de 2024.
BRASIL, Superior Tribunal de Justiça, (2T.) Recurso Especial nº nº1669612 - RJ. RECURSO ESPECIAL. AQUISIÇÃO. SHOPPING CENTER. LOJAS. LOCAÇÃO. AÇÃO DE DESPEJO. CLÁUSULA DE VIGÊNCIA. REGISTRO. AUSÊNCIA. OPOSIÇÃO.ADQUIRENTE. IMPOSSIBILIDADE. Revista Eletrônica de Jurisprudência, 14 ago 2018.
GAGLIANO, P.S. Novo Curso de Direito Civil: Contratos - v. 4. 6. ed. - São Paulo: SaraivaJur, 2023.
GONÇALVES, C.R. Direito Civil 2: Contratos em espécie. Direito das coisas. 12. ed. São Paulo: SaraivaJur, 2024, Coleção Esquematizado.
LÔBO, P.L.N. Direito Civil: Contratos v. 3. 9. ed. São Paulo: SaraivaJur, 2023.
PEREIRA, C.M.S. Instituições de direito civil: contratos. 26. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2024.
SCAVONE JUNIOR, L.A.; PERES, T.B. (org.). Lei do inquilinato comentada artigo por artigo: visão atual na doutrina e jurisprudência. 3 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2021.
TARTUCE, F. Direito civil: teoria geral dos contratos e contratos em espécie. 18. ed. [2. Reimp.] Rio de Janeiro: Forense, 2023.
VENOSA, S.S. Direito civil: contratos. 24 ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2024.
VENOSA, S.S. Lei do Inquilinato Comentada: doutrina e prática. 16 ed. São Paulo: Atlas, 2021.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Direito e Contexto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.